7 de mai de 2012

Papai, te amo!

Outro dia eu voltava da escola com a Nina no carro e disse: 
- Filha, fala mamãe. 
- Papai. 
- Ô Nina, é mamãe! 
- Papai. 
- M-a-m-ã-e!!! 
- Papai. 
Depois de mais algumas tentativas frustradas, encerrei o assunto:
-  Gata, mamãe carrega nove meses na barriga, amamenta, tá sempre junto, faz malabarismo pra cuidar de você... e o que eu eu ouço em troca? 
- Papai. 
**********

O "diálogo" não é surpresa pra mim. Sei que tem a fase em que a menina fica mesmo mais apegada ao pai ("Freud explica"), mas tem também uma questão muito fofa que acontece na minha casa: o André é um super pai. 

Já ouvi (e li nas redes) muitas mães que têm parceiros que não ajudam em nada com os filhos e que ainda acham (em pleno século XXI) que a responsabilidade de cuidar dos rebentos (e de "coisas da casa em geral") é da mulher (independente do poder aquisitivo). Pra quem como eu, que achava que isso não existia mais, foi um choque saber de reclamações do tipo "meu marido não sabe quantas fraldas o bebê usa ao longo do dia" ou "ele nunca deu um banho no nosso filho". E não me interessa saber qual a renda mensal da família: ainda que tenha grana e possa bancar babás, enfermeiras & afins, como pode um pai perder momentos preciosos do desenvolvimento de um bebê?

Tem outra questão: e se credo cruz eu morrer? Toc, toc, toc. Já falei aqui que "morro de medo de morrer" (não tô sendo pessimista, mas realista, afinal, a gente nunca sabe o dia de amanhã). Pode acontecer também um fim: casais se separam todos os dias, e aí que dó de filhos (meninos ou meninas) que simplesmente perdem o contato com o pai por não morarem mais sob o mesmo teto. Então quer dizer que a relação não era afetiva, mas meramente geográfica? (no meu caso, eu ainda nem casei pra querer separar hahaha).

Não tô aqui querendo julgar ninguém, mas penso que vínculos são criados quando existe troca, cumplicidade, amor, carinho... (aliás, quantos pais e filhos são super próximos sem nunca terem morado juntos!). Fico feliz de ver, independentemente da relação pai-mãe que nos une, que Nina tem um grande amigo.

No caso do André, ele ajudou a cuidar dos 3 (lindos) sobrinhos, filhos da tia Marcela, então já veio "de fábrica" com sabia algumas noções bem boas de troca de fralda e banho, por exemplo. Claro que apanhou muito na hora H pra cuidar da Nina, mas depois de alguns meses já está mega craque em várias outras demandas (faz, inclusive, escova nos cachos da pequena, numa farra só!). E é óbvio que a menina sente isso. É um grude com o pai, pra cima e pra baixo. Os dois vão juntos na padaria, na feira, no mercado... um barato! Semana passada já era tarde quando ela pegou meu celular e ficou chamando o papai insistentemente. Enquanto não liguei pra ele e ela pode "conversar", não sossegou - e depois parece que acalmou, pois acabou dormindo. 

E pra quem acha estranho este post bem na semana do Dia das Mães, explico: é que hoje é aniversário do papai, então resolvemos fazer uma surpresa pra ele, com esse texto cheio de gratidão e amor. Pra ele saber (ainda mais) o quanto ele é importante pra gente... <3 <3 <3

Nina e Papai ganhando o mundo na Times Square!


Obs. pras blogueiras-mães, o resto da semana é nosso! tem muita coisa rolando... já vi uns posts que vão rolar no A vida como a vida quer, vídeos bem bacanas da Mamatraca (adorei o da Glauciana!) e a programação da Rede Mulher e Mãe... #vemgente

13 comentários:

  1. Que amor!!

    Parabéns em dobro ao paizão!!

    E felicidades geral para a família!!!

    Beijos.

    Ninon.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao papai!
    Aqui marido aprendeu a ser a pai e ainda tem aprendido muito!As vezes se sente inseguro e corre pra me perguntar o que fazer!#amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Own que delicia! Ele deve ter ficado bobo com o post! Mas é assim mesmo, eles sempre vao chamar o papai so pra contrariar a mamae hahahahahaha



    Keka (Mami Hard Rock)
    #amigacomenta http://testdrivemami.com

    ResponderExcluir
  4. Primeiro de tudo amei a foto da Nina com Papai!!
    Pois é, pais que ajudam é tudão mesmo! O pai do meu ajuda quando pode, porque na maioria dos dias chega do trabalho e Theo já está no quinto sono rs!
    Bjs e parabéns para o papai!!\o/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ara o papai aí!
    Parabéns pelo aniversário e por ser um pai presente!
    Aqui também não podemos reclamar, maridão é muito paizão! Destes que posso sair tranquila e nem preciso dar orientação, ele sabe o que dar pra comer, quantidades, onde estão as roupas os horários, o que ele gosta.
    Acho isto FUNDAMENTAL! Não saberia ser mãe "sozinha" com marido em casa que não faz nada além de "brincar" as vezes com o filho!
    Deus continue abençoando a família de vcs!
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. nunca pirei o cabeção com isso, meu filho não me chama de mãe, e raramente chama, me chama pelo apelido, mais é algo que ele ver toda família fazendo, então ele segue o exemplo, confesso que fico chateada, quando tipo pessoas de fora ficam tipo recriminando, acho um pé no saco.
    Já o pai ele chama de pai, pq eu sempre repeti isso.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para o papai! Um papai assim merece muitos parabéns!
    O papai do meu anjo também é assim: Um super pai. Ele sempre me ajudou muito com o anjo, e não morávamos juntos, como vocês (entendi certo?).. E ele sempre deu banho, trocou a fralda, ninou, educou e mimou.rs Eles são um grude só. Dá gosto de ver tanto amor.
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa não posso reclamar, o papai sempre ajuda com as crianças e os dois são apaixonados pelo pai!!

    Tão bom, né?? Tem coisas q realmente não tem preço!!!

    bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao super Papai!!!
    Meu marido tb é super pai, tem horas q sinto até um ciúme básico da relação que ele tem com o filhote (tá eu sou doida!)

    Beijos,
    Ana Carolina
    #amigacomenta
    http://loucuramaterna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ouw... Parabens pro papai! O papai daqui ia adorar que o dialogo fosse com ele, mas aqui aconteceu o contrario... Hehehe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Linda homenagem!

    Michelle Imilio
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Digo como um pai blogueiro que fala sobre os pimpolhos... ótimo texto. Espero que um dia minha esposa "dialogue" igual vc =P Bjss e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. LIndooooo, Carol!
    Parabéns ao Paizão pelo aniversário e pela dedicação.

    Quanto ao "Fala Mamãe".... "Papai".... aqui já aconteceu. hahahaha durante alguns meses foi só Papai. depois inverteu... de 2 meses pra cá ela vinha só falando mamae, e chamando meu marido de mamae... ontem voltou a falar papai. hahaha
    mas ela fazia de pirraça. Olhava pra ele, Ria, e falava Mamãe. sem vergonha.
    heheh

    BJOSSS

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...