31 de ago. de 2012

Reciclagem - lixo, arte e cidadania


Outro dia me encantei com um garotinho de uns 5 anos no Sesc Pompeia, que segurava uma lata de refrigerante na mão e perguntava pra balconista “onde posso descartar o alumínio”? Fiquei pensando nas grandes mudanças que as crianças de hoje podem promover no mundo - e na forma de usá-lo – por terem contato, desde cedo, com conceitos e iniciativas de reciclagem e sustentabilidade.

Aí que esta semana conheci outro trabalho encantador que também envolve reciclagem: produtos à base de TERA®. Exclusividade da empresa Confetti, as chapas de TERA® são feitas de material 100% reciclado pós-consumo, proveniente da reciclagem de embalagens Tetra Pak®. Além da empresa desenvolver a tecnologia para a criação das chapas, o produto final da linha Eco ainda recebe os traços charmosos da arquiteta Silvia Slinger Rettmann - são produtos de escritório e papelaria super fofos, daqueles que a gente quer todos! 

Como mãe de uma bebê (eu sei... que logo, logo, vai pedir o caderno da princesa! rs) acho importante oferecer opções 'diferentes' de consumo, como produtos reciclados que contribuem com ações de sustentabilidade. Olhando para um caderninho tão charmoso a gente nem lembra que ele “já foi” uma caixa de leite (uma não! cada capa retira do meio ambiente 6 caixas de leite!).

Todo o processo só é possível porque nós, usuários, separamos as caixa usadas em casa - nosso lixo é a matéria-prima. Parte das caixas são entregues por cooperativas de catadores, o que favorece uma economia solidária. Fora os cadernos convencionais, a empresa também tem sacolas retornáveis, cadernos de música e jogo americano, tudo de muito bom gosto, qualidade e produzido com o material reciclado: 

Cadernos, bolsas e jogo americano que já foram caixas de leite, suco... #confetti

E o assunto reciclagem ganhou mesmo a semana aqui em casa. Depois da Confetti, tive contato com um projeto de reuso de outro tipo de lixo: o eletrônico.  Fui a um evento de trabalho e conheci a turma do Cedir (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática), da USP.

Quando participei do programa Almanaque Educação, da TV Cultura, gravamos uma matéria sobre a reprocessamento de lixo eletrônico em numa empresa de Suzano (Grande São Paulo) que transformava celulares, computadores e pilhas em matéria-prima (tintas e corantes). No Cedir, o material descartado é recondicionado e emprestado para entidades carentes, num projeto de inclusão social digital - é emprestado porque quando o material não serve mais, o próprio Cedir os substituem, para evitar que as entidades façam o descarte no lixo comum.

Se você tem em casa aparelhos eletrônicos e não sabe o que fazer com eles, o Cedir aceita o descarte (só de pessoas físicas!). Basta agendar a entrega pelos telefones 3091-6454, 3091-6455 ou 3091-6456 ou via e-mail: consulta@usp.br. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 18h00.

E você, o que faz em casa para promover e estimular a reciclagem e a sustentabilidade em casa?

Conheci os produtos a base de TERA® durante visita ao estande da Confeti na Office Paper  Escolar, a convite da empresa (obrigada Helena, fiquei encantada com o material!).

9 comentários:

  1. Oiee,

    Amei o post, amei conhecer vc pessoalmente!
    Também fiquei super encantada com os produtos e em pensar que é feito com material reciclado deixa tudo ainda mais charmoso!
    Acho q vc tem razão, podemos imaginar sim um futuro mais limpo e sustentável se continuarmos a estimular as crianças de hoje!
    Aqui em casa separamos o lixo e o Pedro sempre ajuda, também adora reutilzar potinhos e garrafas pra fazer os próprios brinquedos, já é um começo, né?

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Loreta! Foi muito legal conhecê-la pessoalmente também!!!!
      Também acho que toda ação feita com criança vale a pena. Eles vão incorporando a ideia no dia a dia, e quando menos esperarmos, teremos adultos mais conscientes! boto fé!!!
      beijos

      Excluir
  2. Primeiro: adorei te conhecer pessoalmente!! :)

    Segundo: Que bom saber onde descartar esse lixo eletrônico. É tão difícil achar locais que recolham isso!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Primeira vez aqui!
    Eu me sinto privilegiada porque meus filhos tem uma escola que enfatiza bastante a reciclagem e a sustentabilidade. Mas ainda falta muito. Por exemplo, a simples separação do lixo aqui no meu bairro não dá em nada pois não existe coleta seletiva...Aí é dureza. Mas os meninos têm consciência em relação ao uso da água e da energia elétrica por exemplo, dentre outras práticas que me pego admirando! Acho que as crianças são muito mais suscetíveis a este tipo de educação. Só acho que falta mais iniciativas de conscientização e oficinas de arte e reciclagem por exemplo.
    Tenha um final de semana maravilhoso, e uma semana abençoada pela frente!
    Bjinhooo flor!
    #amigacomenta

    http://ale-dreams.net

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    amei o post!
    Muito educativo e bacana!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Carol!!!
    Adorei o post! Realmente a geração dos nossos filhos é privilegiada em nível de informação ne?
    Adorei te conhecer e confirmar o que já suspeitava: vc é muito querida!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Carol! adorei o post assusto super importante...e é tão bom ver nossos pequenos tão engajados, né?! Vou seguir seu blog e visita-lo sempre que possivel. Espero que vc tbem venha visitar o meu. bjss e boa semana. #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post,é um assunto super importante,eu mudei minha forma de pensar há muitos anos,desde quando estive na Guiana Francesa em 1993,de lá p/ cá eu sou outra nesse quesito,e procuro ensinar a minha filha que lugar de é no lixo,tenho as lixeiras p/ lixo seco e lixo úmido,mesmo sabendo que o carro da coleta seletiva não vem na minha rua...bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Carol. Adorei o post e gostei mais ainda da história de aparelhos que podem ser doados para inclusão. Tenho alguns em casa e vou ligar pra eles! Bjs grandes Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...