18 de abr de 2011

Nina e sua vontade de engatinhar!

Antes de dar os primeiros passinhos, a maioria dos bebês passa pela fase do chão. Eles aprendem a virar, depois começam a sentar e, quando já estão mais durinhos, desbravam o mundo engatinhando. Não existe uma idade certa para que esse processo aconteça, cada criança vai se desenvolver de forma única. Mas o estímulo, sem sobrecarregar o corpo do bebê, é sempre saudável e ajuda muito.

É aquela história: às vezes, zelar demais atrapalha. Claro que ninguém quer ver um bebezinho cansado a exaustão, mas deixar que ele se descubra e vença pequenos desafios é saudável (e essencial) para o desenvolvimento motor. É também importante para que ele se sinta seguro. 

Já faz um tempo que a Nina aprendeu a sentar, e agora, perto de completar 8 meses, ela está quase engatinhando. Animada, ela fica de quatro e arrisca os primeiros passos. Para estimular, costumo sentar longe dela e chamá-la para perto, ou coloco um brinquedo que ela gosta muito longe do seu alcance, para que ela tenha que se esforçar para pegar.

Sinto que a minha presença (ou a do André) ajuda a passar segurança pra ela, e se ela cai, tento não demonstrar susto, mas agir naturalmente (às vezes a gente quer socorrer rápido e faz um movimento brusco e assusta mais que o próprio tombo). Porque, vamos combinar, cair e ter que levantar faz parte da vida, né? É ótimo que ela aprenda de forma natural, desde pequena, para crescer sem traumas! E enquanto se esforça em engatinhar, a gente curte os primeiros "passinhos de chão" dela.





Um comentário:

  1. Obrigada Carol!!
    Nina esta linda hein? Esa fase deles "soldadinhos" no chao é uma delicia!! Ja ja começa a se apoiar, ficar de pé e... Andar! Segura!
    Isa andou com10 e Tato com 11 meses! Sempre estimulamos as atividades no chao!
    Beijo grande

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...