19 de jan. de 2012

Crianças negras são más?

Se você tem algum contato com crianças, repense seus atos. Sim, repense o que você diz, suas ações, seu modo de ver o mundo. Crianças nascem sem senso de julgamento e vão adquirindo esses contornos sociais ao longo da vida, influenciadas pelo meio e pelas pessoas com quem convivem. Não, não é só isso que forma o caráter de alguém, mas digamos que o que elas veem nos espelhos que têm (pais, mães, família em geral, professor, escola...) exercem papel fundamental na formação delas.

Daí que é c-h-o-c-a-n-t-e ver a reação dessas crianças mexicanas diante de dois bonecos, que representam dois bebês (um branco e outro negro). Veja o vídeo* e pense o quanto você e suas ações influenciam seus filhos e outras crianças. Já disse por aqui que somos puro exemplo para eles, desde as coisas mais simples, como hábitos alimentares... 


A pesquisa foi realizada no México e, segundo está escrito na página do vídeo no Youtube, os pesquisadores fizeram um workshop com as crianças e suas famílias depois da experiência, para criar um espaço de reflexão a cerca do tema tratado. 

Ah, claro: a mídia também exerce fortíssima influência sobre as crianças. Se você acha que não, vale uma ida ao site do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana. Mas, antes de personificar a mídia como a grande vilã da história, vale lembrar que crianças ficam expostas à tv e internet em casa com consentimento de pais ou responsáveis. Ou seja, cabe a cada um saber por quanto tempo seu filho vai ver tv - e principalmente, O QUE ele vai assistir... Ficar horas a fio exposto a desenhos agressivos, seriados com meninas "perfeitas" e publicidades intermináveis de puro consumo traz mesmo algo de bom pra uma criança? 

* ví a indicação do vídeo por @Braungustavo que, apesar de deliciar o Twitter com os perfis divertidíssimos @nairbello, @ficavaiterbolo e @vmsacompanhar, mostrou que não é só um rostinho bonito na TL 

2 comentários:

  1. Impressionante como as pessoas não acordam e não percebem que transformar o mundo em um lugar melhor depende da educação que damos em casa, essas crianças não são culpadas, as pessoas que convivem com elas sim, é uma pena que nos dias de hoje ainda tenhamos esse tipo de problema, tudo poderia ser resolvido com RESPEITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, achei o vídeo interessante justamente por isso! Não adianta querer jogar a culpa só nos outros... a gente é o maior exemplo... ;-)

      Excluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...