22 de mai. de 2012

Filha do mundo

Então eu abro a agendinha da escola e leio o recado: "veja convite para passeio da escola". A atividade será num parque infantil, no próximo dia 25. Vai e volta com a turma, tem lanche e transporte incluso. Ao me dar conta do que estava escrito naquele papel lilás, caiu a ficha: ela vai crescer!!!

Ai, #meudeus. Eu toda preocupada em dar aconchego, amor, colo... toda empenhada em incentivar o gosto pelos livros e pelo mundo, aguçar a curiosidade, conversar... toda apaixonada pelas primeiras palavrinhas e as gracinhas que esta menininha faz... E tinha me esquecido que, antes de ser minha filha, é uma pessoa que, em breve (porque o tempo passa muito rápido!), será dona do próprio nariz. 

Hoje mesmo, enquanto voltávamos à pé da escola, Nina não me deixou trazer a mochila - veio ela mesma puxando aquela coisa rosa ladeira acima (bem que eu já tinha lido que mochilas com rodinhas ajudam na autonomia da criança, mas confesso que fiquei impressionada com a determinação e vontade desse serzinho que amanhã completa 1 ano e 9 meses). Hoje a mochila, amanhã diz que quer sair, depois resolve estudar fora, vai morar com o namorado... socorro!!!

Quando a pequena ainda era de colo fomos a um encontro promovido pelo Dr. Cacá, para mães recentes (uma delícia, por sinal). Ali, entre papos e danças maternas, o pediatra disse que, embora todas estivéssemos submersas no mundo do recém-nascido, quando menos esperássemos estaríamos vendo eles atravessarem a rua sozinhos, e... "Só com 18 anos, né?" brincou uma mãe, fazendo com que todas nós caíssemos na risada.

Com 18 anos era eu quem saía de casa, para cursar a faculdade em outra cidade - e dali, nunca mais "voltaria" - embora a casa dos pais sejam sempre a nossa casa. Hoje imagino o quanto essa decisão foi difícil pros meus pais (que apesar do que sentiam, nunca deixaram de me apoiar) e vira e mexe brinco com minha mãe, dizendo que ela que foi maluca de me deixar ir...

Eu tenho o desejo secreto de que minha pequena caiba pra sempre no meu colo (ai, minha eterna saudade antecipada!). E você, como encara o crescimento do seu filho? #cadêobebêqueestavaaqui


Pipoca desde cedo batendo perna por aí... #filhadomundo

16 comentários:

  1. nem me fale viiu,
    minha Alanis esta a 4 dias de fazer 01 ano e 09 meses tbm e vou te falar, cada coisa de mocinha que vem na agenda, do tipo:
    Mamãe, Alanis vai dançar na festa junina?
    Hoje assistimos a peça "A branca de neve" cumaaa?
    tô ficando velha!!rs
    fazer pro mundo é fato, mas é tão dificil pensar por esse ângulo né?
    bjinhos e já seguindo a vc e a sua princesa
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já me peguei pensando em tudo isso,mais tento na maioria do tempo não fazer iguál Peru(morrer de véspera),mas não é facil.
    #cadêobebêqueestavaaqui...hehehehehe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Carol, acho que não é fácil para nenhuma mãe! Mas cada etapa tem suas alegrias e preocupações.


    Foi inspirado nesse desejo de ter os filhos sempre por perto que escrevi "Debaixo da asa":
    http://www.maeparamaes.com/2011/07/debaixo-da-asa.html para falar da vontade que temos de ter os filhos sempre perto.


    Beijos,

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Como passa rápido mesmo..Esta semana eu vi do Theo quietinho no berço, daí achei estranho e quando olhei ele estava sem calças, sem meias e tomando mamadeira com água sozinho!![Oi????????]A mamadeira tava no berço e ele simplesmente pegou e bebeu a água, eu nem sabia que ele sabia fazer isso kkkk ficava igual tonta com a mamadeira segurando para ele..e to até agora bege de ver que ele tira as calças e meias..aff!
    Nina tá crescendo mesmo!Uma fofura!A gente sente saudade mas fica babando neh?
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, é isso mesmo, criamos os nossos filhos para ganhar asas e cair no mundo, como nós fizemos um dia. Acontece que, para nós mães, isso pssa muito rápido, né?
    Ontem mesmo a minha mais nova teve um passeio O coração fica apertadinho, mas quando ela chega feliz e cheia de novidades recompensa toda a precupação.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Acho que sofri isso mais com o Vítor do que com a Alice. Acho que foi porque com ela a ficha já tinha caído, eu já sabia mais ou menos como as coisas se encaminhariam. Mesmo assim eu sempre me surpreendo quando vejo que ela está cada dia mais esperta e mais sapeca, dizendo o que quer e o que não quer, contando história e negociando com o irmão...rs

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Ainnn, dá um misto de alegria e tristeza, né?
    Alegria porque a gente percebe eles crescendo, se desenvolvendo, se transformando e tristeza por causa desta pré-saudade do que a gente já sabe que um dia será!!
    Mas, olha, ser mãe é difícil mesmo, viu!! hahahaha

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  8. eu fico admirada com a independência das crianças de hoje em dia e não sei como irei lidar com isso rsrsrs
    mas imaginei a cena dela toda fofa com a mochila rosa aiiiiinnnn!

    Beijos
    Paola
    Dicas da Mãe Dipa
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Nossa, quantos passeios tem aparecido na agenda dos filhos dazamigas.... aiaiai
    A minha pequena não tem mochila de rodinhas (18m), mas não pode ver uma! Na casa das primas, onde for... pega e sai arrastando! \hehhe
    é... temos q ir acostumando que eles vão crescer e querer bater asas.

    Bjossss

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Isso é muito assustador!!! rsrsrs..

    Carol, é isso mesmo, num piscar de olhos e eles já estão ali, donos do próprio nariz. É engraçado pensar que ontem éramos nós dando o grito de liberdade para nossos pais... amanhã seremos nós.
    Respira... vamos viver um dia de cada vez.. rsrsr.

    Beijokas e obrigada pelo carinho no blog.
    #amigacomenta

    http://piticodegente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Como dizem, mãe que é mãe é tudo igual! Encaro igualzinho a você, já vejo ele indo morar fora, sumindo para a casa da namorada no final de semana. Assustador, muito assustador! Eu fico doidinha!
    Mas como o título diz é a filha do mundo né? Hoje eu sei o que meus pais sentiram, estamos do outro lado da história agora né?
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa, nós combinamos que ela não vai mais crescer, já tá bom do jeito que tá!
    Entendo sua angustia!
    Parece q foi ontem que nasceram, né?
    Ja estão assim, cheios de autonomia, sem pena nenhuma de nosso pobre coracão!

    O passeio foi hoje, né?
    Faz um update contando como foi!!

    beijão
    @Juleite

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. O tempo voa mesmo. O meu anjo já tem 5 anos e está cada dia mais independente. Isso é bom, mas assusta né? Vamos dar muito amor e curtir muito, porque agora mesmo eles estão seguindo o seu caminho. Ah, se fosse fácil assim..
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  14. Meu marido saiu de casa aos 18, pra morar em outra cidade. Olha, como mãe... eu vejo meu coração em pedacinhos quando penso nisso? hahaha

    ResponderExcluir
  15. Já tenho um filho adulto morando sozinho em outra cidade, uma filha já fazendo planos disso pros próximos dois anos. Minha vontade é reter o tempo para que as pequenas fiquem mais tempo perto de mim.
    Mas sempre criei meus filhos para serem independentes. Eles vão crescer,quer a gente queira ou não. Então que cresçam sabendo se virar.
    Bjks
    #amigacomenta
    Tuka Siqueira - Ktralhas
    http://ktralhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Confesso que também já pensei nisso algumas vezes, mas mesmo sabendo que é verdade, escolhi outra coisa: curto ao máximo tudo o que posso agora e cuido para tentar educa-la da melhor forma possível para ser uma pessoa feliz e preparada para dar seus próprios passos. É difícil, mas a gente tenta, né?

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...