![]() |
Hoje tive o prazer de participar de uma matéria para o site da Crescer, uma revista que admiro e acompanho - gosto demais dos temas e da maneira que abordam a maternidade. "Ter um blog ameniza o estresse de mães de primeira viagem, diz estudo" fala de uma pesquisa da Penn State University, que saiu no site do Jornal da Saúde Materna e Infantil, do Reino Unido.
O texto diz que o contato feito pela internet ajuda a reduzir a ansiedade e aumentar o bem-estar de mães de primeira viagem. Ou seja, blogs maternos servem de apoio entre mães - uma ideia em que super acredito, como saiu na própria matéria (em tempo, obrigada Camis, por um texto tão bacana e bem escrito):
Eu gosto de participar de grupos na internet com outras mães inclusive para saber o que eu quero e o que vou descartar para a minha maternidade... Pra mim, isso é fundamental para mães que se embrenham virtualmente - saber o que lhe cabe e o que não tem a ver com você (o assunto é polêmico, rende outro post... que estou elaborando na cabeça, em breve passo pro "papel").
Atualmente acompanho o Rede Mulher e Mãe (que tem o ótimo #amigacomenta!), o Materna Infância (fechado, do Yahoo) o Conselhos de Mãe (fechado, no Facebook) - e há pouco tempo entrei no Mães (e pais) com filhos (grupo aberto no Facebook, da Sam Shiraishi). Cada um tem um jeito diferente, e é justamente por isso que me encantam. Isso sem contar as páginas, twitter e sites do tema, é uma infinidade... (o Minha Mãe que Disse tem um blogroll gigantesco só de blogs maternos, vale a visita).
E você, também gosta da blogosfera materna? Participa de outros grupos?
Desde a descoberta da gravidez eu entrei pra esse mundo, que hoje eu não consigo mais viver sem. A gente aprende muito, né?!
ResponderExcluirBeijocas e melhoras pras duas!
Mariáh
http://cartasaomeubebe.com/
#amigacomenta
Quando engravidei vim correndo pra internet ver dicas, sintomas, acompanhar a evolução semana a semana e descobri a blogosfera materna e me encantei.
ResponderExcluirComecei a seguir algumas mães no twitter, fui adicionada em um grupo fechado no FB por uma amiga e a cada segundo era uma história nova.
Meu twitter de "profissional", aonde só seguia e era seguido por decoradores e afins, tronou-se totalmente pessoal, pois hoje são só mamães em minha lista e interação.
Com tudo isso, uma Mãe amiga virtual me incentivou a fazer meu blog, que nasceu agora em abril e estou amando fazê-lo, ler os comentários, fazer parte do grupo #amigacomenta e de outros que participo.
Concordo com a pesquisa, pois no meu caso, não participei de nenhuma gravidez real, na minha família a criança mais nova tem 22 anos, então já imaginou se não tivesse vocês, minhas amigas virtuais???
Adorei seu texto, adoro seu blog e a nina é fofa demais!
beijos
Paola - @dipahh
#amigacomenta
AS trocas desse mundo virtual são enriquecedoras. A internet nos proporciona isso, temos que agradecer de viver nessa época.
ResponderExcluirParabéns pela reportagem!
#amigacomenta
Parabéns pela reportagem, Carol! E concordo muito que trocar experiências maternas nos ensina, amadurece e fortalece. beijo querida
ResponderExcluir#amigacomenta
Parabéns Carol!!Muito legal!Como é bom trocar experiências!
ResponderExcluirEu queria tb te agradecer pelas palavras no meu blog sobre a partida da minha cachorrinha, obrigada mesmo.
Bjão!
Parabéns pela reportagem!!! Eu também me sinto muito mais segura com a troca de informações que fazemos nessa blogosfera. Bom demais!
ResponderExcluirBeijos
Tati
Mulher e Mãe
#amigacomenta
Oiii! Eu tb acho isso... eu acho que aprendi muito com as outras mães e tb me fez ter mais certeza do que eu queria e NÃO queria para os meus filhos!
ResponderExcluirParabéns pela reportagem!
Abraços, gisele
www.kidsindoors.com
#amigacomenta
Parabéns pela sua participação da matéria!
ResponderExcluirRealmente ter um blog sobre a maternidade alivia muito
o stress e é ótimo para fazermos novas amizades!
Ah muito obrigada pela sua visita no Mamãe Y espero vê-la mais vezes por lá!
Bjus e sucesso!
Estou seguindo seu blog :)
http://mamaey.blogspot.com.br/
Carol parabéns pela entrevista e pelo blog!
ResponderExcluirtenho que confessar que a maternidade para mim também ficou mais leve quando comecei a participar de grupos e conhecer outras mães através da internet. Tenho muito mais afinidades com as amig@s do que com muita vizinha, rs
#amigacomenta
Parabéns querida.....super legal a reportagem...bjus
ResponderExcluirAprendo todos os dias com essa nossa blogosfera......Adorei a reportagem...bjus
ResponderExcluir#amigacomenta
Aeeeeee #amigacomenta rocks!!! E concordo contigo, maternidade seria muito solitária sem a internet. Bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta
ResponderExcluirOi Carol,
ResponderExcluircom certeza eu aprendi e aprendo muito aqui na blogosfera. Parabéns pela matéria na revista Crescer.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
#amigacomenta
Eu já havia lido essa máteria,e achei muito boa...Sou nova nessa área,mas estou gostanto,conhecendo outras mães blogueiras,criei o blog faz pouco tempo,ainda tenho muitas dúvidas,mas acredito que aos poucos chego lá,é uma mulher e mãe que escreve,simples assim.
ResponderExcluirbjs
#amigacomenta
Que demais!!!!!!!!!!!! Adorei a matéria!! Estou há 11 meses escrevendo pra blogosfera materna e a cada dia que passa aprendo mais e mais nesse mundinho virtual!
ResponderExcluirBeijão.
#amigacomenta
Parabéns pelo post! Adorei!! Meu pequeno blog vai fazer 1 aninho em novembro e não sei mais viver sem ele.... rsrsrsr
ResponderExcluirbjs
#amigacomenta
Bárbara
http://www.soumaeeagora.com