23 de jul. de 2012

911 e uma chamada inusitada - ou como ensinar crianças a pedir socorro em caso de emergência

Que a criançada de "hoje em dia" é esperta, a gente já sabe. E que eles se viram como ninguém resolvendo seus "problemas", também constatamos no dia a dia. Mas esse garotinho de 4 anos surpreende: levou ao pé da letra a ideia de que pode contar com o 911 (o número de emergência americano, equivalente ao 190 da polícia aqui do Brasil) pra pedir uma ajudinha... (dica do André Vieceli)


Claro que o vídeo acima é mais fofo do que qualquer outra coisa, mas levanta uma questão muito importante: a necessidade de falamos com nossos filhos sobre casos de emergências. O que elas devem fazer? A quem procurar (ligue pro papai/vovó, chame o porteiro/zelador/vizinho...)? Ensinamos números de telefones e endereços? (E como ensinar a seriedade desse serviço, para também evitar futuros trotes?) 

O pai do garotinho de 3 anos do vídeo a seguir comentou da importância de falar sobre o assunto. Após sofrer um acidente em casa, contou com a ajuda do filho (que ligou pro 911) pra salvar a  própria vida:


No vídeo abaixo, a menina salvou a família de um assalto em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ela se trancou no quarto com o irmão enquanto bandidos abordavam o pai e a mãe na frente da casa, e correu pro telefone:



E pra fechar, um vídeo que nos fazem rir muito com a garotinha - claro, depois que o perigo passou: "So far so good"!



18 comentários:

  1. Uma constatação importante com este post: preciso melhorar meu inglês com urgência ;) hahaha
    Muito importante explicar pra eles o que é realmente uma emergência.

    Beijos,
    #amigacomenta
    @maebivolt

    ResponderExcluir
  2. Olha certa vez eu cai, bati as costas e não consegui levantar, meu filho viu e saiu correndo pegou o telefone e ligou par ao pai. Nunca ensinei, mais acho q ele viu q eu não tava bem e fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, que bom q ele conseguiu te ajudar! Mto esperto mesmo, de te ver e perceber q vc precisava de ajuda!
      bj

      Excluir
  3. Ótimo seu post, Carol! E me alertou que logo tenho que conversar sobre isso com os meninos. Por enquanto a gente só os alertou sobreo caso deles se perderem, para permanecerem parados esperando que nós os encontremos e não partam a nossa procura. Ainda não conversei com o mais velho sobre as emergências, acho que seria idade certa. beijo querida
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, eu tava pensando mesmo sobre isso, a Nina vai fazer 2 anos e morro de medo de perdê-la em algum lugar. Acho q também vale o lance das "etiquetas" de identificação...
      bjs

      Excluir
  4. Eu já converso com Luna, minha #aos3, sobre esses assuntos, faço-a repetir seu nome e sobrenome e seu telefone,mas não sei se numa hora de perigo ela saberia dizer o número para alguém!! Mas vou tentando e fazendo-a ter mais autonomia numa situação de perigo!

    Beijão.
    @_maejestade
    #amigacomenta
    http://www.vidademaejestade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q saberia sim, Rose! Eu vi outro vídeo (que não coloquei aqui) que o garotinho de 3 anos "cantava" seu endereço pro atendente do 911 - porque foi assim q a mãe o ensinou.
      Mas, enfim, tomara que Luna nunca precise usar nada disso... :)
      bjs

      Excluir
  5. Oi,
    ótimo post!
    Muito bacana mesmo!
    Parabéns, interessante, útil e muito bem escrito.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah e como eles adoram telefones, né?!
    Muito legal o post, adorei os vídeos.

    Beijos,

    Mariáh
    http://cartasaomeubebe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, tem isso, eles amam mesmo... e saem ligando, né? Apertam as teclas e quando vc menos espera ouve alguém do outro lado... rs
      beijos!

      Excluir
  7. Nossa o Theo ama falar alo ......telefone não desgruda da maozinha dele....um barato......#amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. O post é bem legal,é um assunto muito importante,mas em relação aos videos,vou ter que aprender inglês primeiro,depois rever todos,a Mônika só precisa melhorar,eu tenho que ir p/ banco da escola mesmo...hehehehe
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa as crianças sabem o nome delas completo, o nome dos pais e o andar q a gente mora.
    Por enqto eles ainda não tem muita noção de endereço e estas coisas mas, acho q não sabem usar o telefone pra nada além dos joguinhos!! rsrsrs
    Vou prestar atenção!!

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  10. É bom ter estes números anotados em local bem visível e na agenda do celular né? Minha cunhada salvou como emergência o número do pai dela no celular. Ta certa.

    Bj

    #amigacomenta
    Www.manumamae.blogspot.com.br
    @enanoellew

    ResponderExcluir
  11. Estou chorando de rir com o menino da matemática! Outro dia no grupo M&M uma mãe estava falando sobre isso. Ela desmaiou e o filho pediu ajuda. Pensamos pouco sobre, mas é muito importante. Bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Excelente post Carol! Realmente é muito importante orientar as crianças para estes casos. O menino do problema de matemática foi impagável!
    Vou divulgar seu post na página do Mãe Digital!
    bjs

    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...