8 de jul. de 2011

A noite em que minha mãe surtou

Se a Nina falasse, com certeza teria dito isso esta semana. Sério, surtei. Se alguém que lê este post tem a receita para não se descabelar diante de noites muuuito mal dormidas e falta de rotina, me passe. Estou de caneta na mão para anotar t-u-d-i-n-h-o. Já nem uso mais a palavra cansada. Comigo é só “exausta”. Me faz lembrar do meu terapeuta. Carinhosamente ele me chamava de Fernanda Montenegro, quando se referia aos meus talentos “artísticos” (leia-se aqui minha capacidade ‘dramática’ de exagerar nas coisas/situações/sentimentos). “Exausta” pode até ter a ver com esse lado, mas não deixa de ser verdade.

Eu sei que as coisas se acertam, que a neném vai crescer e tudo vai melhorar (na verdade, serão outras demandas...). Sei também que ser mãe é a coisa mais maravilhosa que pode acontecer a uma mulher (é clichê, mas é verdade). Mas duas coisas não devem mudar tão já na minha vida: o fato do pai dela viajar muito e não ter horário pra nada, e a falta de ter alguém pertinho de casa, pra me ajudar com as demandas do dia a dia. 

Ninoca bombando com a blusa que a tia Tatu trouxe do Peru!
Tenho muitas amigas queridas que sempre se oferecem pra dar um help (adoro todas!) e duas cunhadas (Mi e Lu) que também super estão a fim de dar uma mãozinha, ou mesmo minha mãe, que numa necessidade já aprendeu a descer do Cometa na ponte do Piqueri e seguir de táxi pra minha casa (ó, que descolada!). Agradeço de coração o apoio de todas elas. Mas, sinto falta de ter alguém pra dar uma olhadinha enquanto tomo um banho decente (leia-se lavar o cabelo), ou tenho que ir ao supermercado. Na hora em que gostaria de ter a liberdade de ir ao banheiro (fazer a unha então, virou luxo!). 

Antes de atirar a sua pedra (sim, sei que muita gente pode achar que estou reclamando de barriga cheia), pense que quando digo não ter ninguém perto, é exatamente isso: a não ser que eu pague uma babá pra dormir em casa – o que está fora do meu orçamento – dependo só de mim. (Justiça seja feita: o André é um mega pai, suuuuper ajuda, é uma graça. O problema é que não está em casa sempre...).

E aí, surtei: passei todas as madrugadas desta semana em claro por causa do nariz entupido da Nina (e desde quarta, o André viajando...). Tadinha, ela chorando sem respirar e eu chorando de sono e cansaço. Enfim, entre tantas outras coisas que permeiam o momento que estou vivendo – este post rende assunto até, né, minha gente?, sinto que só mesmo tendo fé para seguir sem cortar os pulsos (bom, aqui é sentido figurado). Me apoio na graciosidade da minha pequena e nos incontáveis sorrisos banguelas (maravilhosos, por sinal) para respirar e pensar: vai dar certo. Sim, vai dar certo. Na verdade, já está dando. E, no fim, a Nina terá um belo roteiro de Almodóvar pra contar...

5 comentários:

  1. é carolzinha, eu imagino o que passou essa semana, acompanhei sua carinha de "exausta" aqui no trabalho, rs.
    mas tenha certeza que tudo já deu certo sim e que vale a pena! a nina logo mais estará é escrevendo esse blog com vc, rs.
    e eu leio sempre suas aventuras de mamãe aqui e te digo que, mesmo sabendo de todo o esforço e noites de sono perdidas, ainda é meu sonho e me inspiro nos seus textos.
    beijos,
    lari
    obs: eu sou uma das amigas que estão disponíveis para cuidar da nina linda!

    ResponderExcluir
  2. Lari querida! obrigada pelo carinho!!! Sua hora vai chegar, fique tranquila!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Carol! Quando os bebês adoecem a gente surta mesmo! O trabalho que já é grande aumenta muito!
    Um pai presente é mesmo a melhor opção, mas tente achar alguém que fique com a Nina nos momentos que ele está linge para vc fazer algo pra si, mesmo q seja dormir!! Hehehe
    Muitas vezes eu ia pra minha mae com Tatinho bebezinho e dormiamos (eu e Ota) enqto avós, tias e sobrinhos disputavam para cuidar dos meus pequenos!!
    Espero q ela esteja melhor!
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Olhando seu blog, chego neste texto..nossa, é muito bom ler sobre coisas que eu tb sinto..porque as vezes fico assim e me culpo ou me sinto uma mãe E.T. rs!
    Já passei por isso várias vezes e a palavra EXAUSTA eu falo umas mil vezes por dia. O pai do Theo tb ajuda, mas tan tan tan adivinha: Tb nunca está em casa..chega tarde e sai cedo..e assim vamos seguindo sozinhas nos desafios.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe do Theo! É assim mesmo... mas ó, tô tentando um exercício que tem funcionado: vejo a minha pequena, fico ali, admirando, e percebo o quanto ela é saudável, o quanto está crescendo bem... aí, dá fôlego pra seguir! Pq ser mãe é tudo!!!! beijão pra vcs!

      Excluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...